Universidades de ponta têm menos aulas
Prof. Horácio Wanderlei |
TERÇA-FEIRA, 22 DE OUTUBRO DE 2013
Um dos maiores gaps do
ensino superior brasileiro veio à tona quando estudantes brasileiros de
graduação foram para universidades de ponta pelo Ciência sem Fronteiras.
A maioria deles conta que
estranhou a quantidade reduzida de disciplinas das instituições dos países
estrangeiros.
Um estudante
universitário de uma escola como a Universidade Harvard, nos EUA, considerada a
melhor do mundo, tem em média 15 horas/aula por semana.
Para se ter ideia do que
isso significa, quem faz engenharia na Poli-USP tem quase três vezes mais
aulas.
A filosofia de
universidades como Harvard é que cada hora de aula demanda em média uma hora
extra de estudos e de leituras do aluno. Ou seja, as 15 horas viram 30 horas.
Além disso, a
universidade espera que o aluno se envolva em atividades de pesquisa,
empresas-júnior, trabalho sociais e culturais e que faça esporte.
Com tudo isso, a formação
fica completa e a grade fica cheia.
Enquanto isso, o aluno da
Poli mal consegue ter tempo para estudar para as disciplinas obrigatórias
porque elas tomam o dia inteiro.
Fazer atividades fora da
engenharia, então, esquece.
Essa questão é comumente
abordada pelos chefes do Ciência sem Fronteiras.
Na reunião anual de
cientistas da SBPC, que neste ano aconteceu em Recife (PE), o presidente da
Capes, Jorge Almeida Guimarães, discutiu o assunto e defendeu a redução da
grade obrigatória de aulas.
O problema, de acordo com
Guimarães, é fazer com que as universidades brasileiras topem essa redução.
O diretor da Poli e
candidato à reitor da USP, José Roberto Cardoso, falou sobre o assunto nesta
quarta-feira, 16, no primeiro dia de debates dos candidatos à reitoria da
universidade.
De acordo com Cardoso, a
redução das horas-aulas liberaria os professores para fazer mais pesquisa. E,
quem sabe, poderia até fazer com que a quantidade de vagas se expandisse.
Eu não vejo outro caminho
para o ensino superior brasileiro que não seja a redução da quantidade de
disciplinas obrigatórias.
E você?
Horácio Wanderlei
Professor Titular do Departamento de
Direito da UFSC, leciona nos Cursos de Graduação e
Pós-graduação (Mestrado e Doutorado). Mestre e Doutor em
Direito no CPGD / UFSC com estágio de Pós-Doutorado no Programa de
Pós-Graduação em Filosofia da UNISINOS. Tema de pesquisa atual é
"Processos de produção do conhecimento na área do Direito - o conhecimento
jurídico produzido através da pesquisa, do ensino e das práticas
profissionais". As publicações efetuadas tratam principalmente de temas vinculadas ao acesso à justiça, ao Direito
Educacional, e ao ensino e à pesquisa na área do Direito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário