quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Amizade, comércio e navegação: os ingleses.


Tratado de Comércio e Navegação assinado por Portugal e Inglaterra.
Em 1810, D.João VI assinou vários tratados com a Inglaterra, sendo o mais importante deles o Tratado de Comércio e Navegação, que estabelecia uma taxa de apenas 15% sobre a importação de produtos ingleses. Para avaliar o significado dessa medida, basta lembrar que a taxa de importação de produtos portugueses era de 16% e a de produtos de outras nações de 24%. Com esse tratado os ingleses praticamente eliminavam a concorrência no mercado brasileiro, dominando-o por completo. Navios de guerra ingleses podiam atracar em portos brasileiros. Súditos ingleses tinham direito a tribunais especiais.
O Tratato de Comércio e Navegação ocorrido em 1810, favorecia extremamente o domínio comercial da Inglaterra sobre Portugal, senão vejamos:
- Tarifas alfandegárias especiais para os ingleses (15% sobre seu valor, 16% sobre seu valor para Portugal, 24% sobre seu valor para outros países);
- Porto livre de Santa Catarina para a Inglaterra;
- Portugal se comprometendo em acabar com o tráfico de escravos - isso era importante para os ingleses pois assim, existiria o trabalho assalariado e seu mercado consumidor aumentaria;
- Direito de extraterritorialidade: cidadãos ingleses no império português só poderiam ser julgados por leis, juízes e tribunais ingleses.
Todas essas medidas que priorizavam os ingleses, acabaram por revoltar portugueses e brasileiros contra o governo de D. João VI, gestando futuras insatisfações populares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário